Me pego bebendo água em copinho plástico e me vem a imagem de Oscar Wilde abrindo a porta aos chutes e bradando: mas a vulgaridade da plebe é hedionda, Henry!
Dois ou três grifos meus em O Retrato de Dorian Gray:
.
“É absurdo dividir as pessoas em boas ou más. As pessoas ou são encantadoras ou entediantes.”
.
“Podemos perdoar um homem que faça uma coisa útil que não admire. A única justificação para uma coisa inútil é que ela seja profundamente admirada. Toda arte é completamente inútil.”
.
“O intelecto é em si uma forma de exagero e destrói a harmonia de qualquer rosto. Assim que nos sentamos a pensar, ficamos todos nariz, todos testa ou qualquer outra coisa horrenda. Vejam esses homens que triunfam em qualquer profissão intelectual. São completamente hediondos!”
.
“Existem momentos, segundo os psicólogos, em que a paixão pelo pecado, ou por aquilo que o mundo chama de pecado, domina de tal modo um temperamento que cada fibra do corpo, assim como cada célula do cérebro, parece estar possuída de impulsos temíveis. Em momentos desses, os homens e mulheres perdem o livre-arbítrio. Encaminha-se, como autômatos, para um fim terrível. É-lhes retirada a possibilidade de escolha e a consciência é morta ou, se conseguir sobreviver, vive unicamente para dar sedução à rebeldia e encanto à desobediência. Pois todos os pecados, como os teólogos não cansam de nos lembrar, são pecados da desobediência. Quando esse espírito supremo, essa estrela da manhã do mal caiu do céu, foi como rebelde que caiu.”
.
“- Você está a namorá-lo escandalosamente – comentou Lord Henry para a prima – seria melhor que tivesse cuidado, ele é muito sedutor.
– Se o não fosse, não haveria combate.
– Nesse caso, são gregos contra gregos?
– Estou do lado dos troianos, eles lutaram por uma mulher.
– E foram vencidos.”
.
“Havia aventuras amorosas em toda parte. Mas Veneza, tal como Oxford, conservara o cenário romanesco e, para o verdadeiro romântico, o cenário era tudo. Ou quase tudo.”
.
“A única maneira de nos livrarmos de uma tentação é cedermos-lhe. Se lhe resistirmos, a nossa alma adoece com o anseio das coisas que se proibiu, com o desejo daquilo que as suas monstruosas leis tornaram monstruoso e ilegal. Já se disse que os grandes acontecimentos do mundo ocorrem no cérebro. É também no cérebro, e apenas neste, que ocorrem os grandes pecados do mundo.”
.
“Todo mundo gosta de esbanjar o que mais necessita.”
.
“- O que você é?
– Definir é limitar.
– Dê-me uma pista.
– Os fios partem-se. E você ficaria perdida no labirinto.”
[…] Mais trechos do livro aqui. […]
CurtirCurtir